Arquivos > Mecânica

Algarismos Significativos 1

Essa simulação permite a medida dos diâmetros e dos comprimentos das circunferências de 6 círculos diferentes, usando uma régua milimetrada ou uma régua centimetrada de modo a obter medidas com diferentes números de algarismos significativos. A razão entre o comprimento da circunferência e o diâmetro de cada círculo permite obter um valor aproximado do número π. Dependendo da régua utilizada a aproximação do número π conterá um maior ou menor número de algarismos significativos.

Somente inscritos

Algarismos Significativos 2

Essa simulação permite a medida dos lados e das diagonais de 6 quadrados diferentes, usando uma régua milimetrada ou uma régua centimetrada de modo a obter medidas com diferentes números de algarismos significativos. A razão entre a diagonal e o lado de cada quadrado permite obter um valor aproximado da raiz quadrada de 2. Dependendo da régua utilizada a aproximação da raiz quadrada de 2 conterá um maior ou menor número de algarismos significativos.

Somente inscritos

Equilíbrio de um Corpo Extenso

Nesta simulação uma barra é apoiada sobre duas balanças que fornecem suas leituras em gramas. Três barras de massa diferentes podem ser escolhidas. Ao escolher uma barra, a mesma é posicionada sobre as duas balanças que ficam inicialmente localizadas sob as extremidades da barra (posição 0 cm e posição 100 cm). Com uma barra colocada sobre as balanças, as mesmas podem ser movimentadas sob a barra até um ponto para o qual ainda há equilíbrio. Em algumas situações alguns movimentos não são permitidos. Isso ocorre porque se a balança fosse movimentada para além deste ponto, a barra tombaria (não haveria equilíbrio)! Um “Peso” pode ser colocado sobre a barra. Há três opções de "Pesos". Ao escolher um dos pesos, o mesmo é colocado sobre a barra na posição central (50 cm). As balanças são inicialmente localizadas sob as extremidades da barra. Tanto a posição das balanças sob a barra como a posição do “Peso” sobre a barra podem ser alteradas. Lembrando que as posições só poderão ser variadas até o ponto para o qual ainda há equilíbrio. A simulação também permite a determinação do centro de massa ou centro de gravidade do sistema, posicionando uma balança diretamente sob o mesmo.

Somente inscritos

Leis de Newton

Esta simulação permite o estudo das leis de Newton utilizando um sistema formado por dois blocos ligados por uma corda de massa desprezível que passa por uma roldana ideal. Um dos blocos se desloca sobre uma superfície horizontal e o outro bloco, ligado ao primeiro por uma corda, se desloca na vertical. Dois cursores permitem variar as massas dos blocos. A gravidade local pode ser escolhida dentre 4 possibilidades. Há 4 opções de coeficiente de atrito: uma opção sem atrito e três opções com atrito. As opções com atrito apresentam o coeficiente de atrito estático diferente do coeficiente de atrito cinético. Um cronômetro permite medir o tempo de movimento e com isso calcular a aceleração do sistema de modo a relacionar com a força resultante. Um botão permite visualizar os vetores que representam as força que atuam nos blocos. A simulação permite: estudar a aceleração em função da massa total do sistema, estudar a aceleração em função da força resultante, determinar a aceleração da gravidade local, determinar os coeficientes de atrito estáticos e cinéticos entre o bloco que se movimenta na horizontal e a superfície horizontal. As medidas de tempo apresentam pequenas flutuações para representar os erros experimentais.

Somente inscritos

Movimento Retilíneo Uniforme

Neste filme uma arruela se movimenta verticalmente em uma haste rosqueada. A haste tem marcações de 10 cm em 10 cm. O usuário deve assistir ao filme de posse de um cronômetro e medir os intervalos de tempo do deslocamento da arruela de uma posição inicial até cada uma das marcações subsequentes. A análise do movimento pode ser feita seguindo o roteiro de prática sugerido.

Somente inscritos

Movimento Retilíneo Uniformemente Variado

Um corpo foi filmado partindo do repouso em um movimento retilíneo uniformemente variado. O experimento consiste em assistir ao filme e cronometrar os tempos de deslocamento parciais do corpo entre posições pré-determinadas. O filme tem início no exato momento em que o corpo parte do repouso. A análise dos dados obtidos permite um estudo da posição, velocidade e aceleração do corpo em função do tempo.

Somente inscritos

Movimento Retilíneo Uniformemente Variado (Trilho de Ar)

Este filme mostra o movimento de um corpo em um trilho de ar. O trilho de ar foi inclinado de modo que o corpo, ao ser largado, desce o trilho inclinado, praticamente sem atrito. O experimento consiste em largar o corpo e medir o tempo de movimento para diferentes deslocamentos. O usuário deve assistir ao filme e anotar os intervalos de tempo para cada deslocamento. A análise do movimento pode ser feita seguindo o roteiro de prática sugerido.

Somente inscritos

Movimento de Rotação

Esta simulação se destina ao estudo do movimento de rotação. Dois tipos de movimentos são apresentados: Movimento de Rotação Uniforme (com velocidade angular constante) e Movimento de Rotação Uniformemente Acelerado (com velocidade angular inicial zero e com aceleração angular constante). Na simulação um cronômetro permite medir os tempos de rotação. Quando a velocidade angular atinge um valor muito alto, o movimento cessa e o corpo volta para a posição inicial.

Somente inscritos

Máquina de Atwood

Esta simulação permite o estudo da segunda lei de Newton por meio da máquina de Atwood: dois blocos, ligados por uma corda de massa desprezível que passa por uma roldana ideal, podem ter suas massas escolhidas independentemente por cursores individuais. Um cronômetro permite medir o tempo de movimento e com isso calcular a aceleração do sistema de modo a relacionar com a força resultante. Também é possível simular a Máquina de Atwood em diferentes gravidades e determinar a aceleração da gravidade local.

Somente inscritos

Plano Inclinado

Essa simulação permite o estudo do movimento de um bloco em um plano inclinado sob diferentes condições. É possível deixar o sistema com a gravidade da Terra ou com a gravidade de um planeta desconhecido. A massa do bloco pode ser alterada, o ângulo de inclinação do plano pode ser regulado, um transferidor permite medir a inclinação do plano inclinado. Os coeficientes de atrito estático e cinéticos podem ser escolhidos ou o usuário pode escolher um par de superfície (dentre três possibilidades) de modo a determinar os coeficientes de atrito. Um cronômetro permite medir o tempo do movimento de descida do bloco. Também é possível determinar a aceleração da gravidade local.

Somente inscritos

Pêndulo Físico

Essa simulação permite o estudo do movimento de oscilação de um pêndulo físico formado por uma haste com 17 pequenos orifícios dispostos ao longo de uma linha central longitudinal e simétricos em relação ao furo no centro da barra. Os períodos de oscilações podem ser medidos para os diversos pontos (orifícios) de oscilação usando um cronômetro da própria simulação. Também é possível estudar o movimento de oscilação em função da aceleração da gravidade e da massa da haste. A simulação representa uma haste de 100 cm de comprimento. Uma régua permite medir as distâncias necessárias.

Somente inscritos

Pêndulo de Torção

Essa simulação permite o estudo do movimento de oscilação de um pêndulo de torção para vários sólidos (cilindro sólido em torno do eixo do cilindro, esfera sólida em torno do diâmetro, casca esférica em torno do diâmetro, cilindro sólido em torno de um eixo que passa pelo centro e é perpendicular ao comprimento, placa retangular em torno de um eixo perpendicular ao plano da placa e que passa pelo centro). É possível estudar o período de oscilação em função: da massa, da constante torcional do fio, da amplitude angular de oscilação e das dimensões de cada corpo. Medindo o período de oscilação é possível determinar o momento de inércia de cada sólido que pode ser estudado em função das dimensões ou em função da massa. Três constantes torcionais conhecidas podem ser utilizadas. Uma constante torcional desconhecida pode ser obtida “experimentalmente” pela determinação do período e do conhecimento do momento de inércia do corpo utilizado. Um cronômetro na simulação permite as medidas dos períodos.

Somente inscritos

Queda Livre

Essa simulação permite o estudo do movimento de queda livre para alturas de até 100 cm, compatível com equipamentos normalmente utilizados em laboratórios de ensino de física. Há 3 opções de aceleração da gravidade (Terra, Lua e Marte). A altura de queda pode ser regulada pela movimentação de um cursor e pode ser medida com uma régua. Um cronômetro automático, é ligado quando o corpo é liberado e para quando o corpo toca sua superfície. O tempo é registrado em segundos com três casas decimais. Há 3 opções de massas para verificação da influência da massa no tempo de queda.

Somente inscritos

Queda Livre (Filmado)

Este filme mostra um experimento de queda livre onde uma esfera de aço é largada de diferentes alturas e o tempo de queda é registrado em um cronômetro eletrônico digital. O usuário deve assistir ao filme e anotar o tempo de queda para cada altura. A análise do movimento pode ser feita seguindo o roteiro de prática sugerido.

Somente inscritos

Segunda Lei de Newton

Esta simulação permite o estudo da segunda lei de Newton ao aplicar uma força horizontal constante sobre um corpo que pode se movimentar sobre uma superfície horizontal. Uma escolha de parâmetros conhecidos (gravidade, coeficiente de atrito, força e massa) permite a verificação da segunda lei de Newton. A segunda lei de Newton também pode ser utilizada para determinar os parâmetros desconhecidos (gravidade, coeficiente de atrito, força e massa). Um cronômetro permite medir o tempo de movimento e com isso calcular a aceleração do sistema de modo a relacionar com a força resultante. A simulação permite determinar os coeficientes de atrito cinético, mas não permite a determinação dos coeficientes de atrito estático.

Somente inscritos