Arquivos > Ondulatória

Interferômetro de Fabry-Perot para Micro-Ondas

Language: 

pt

Esta simulação permite o estudo do funcionamento do interferômetro de Fabry-Perot para a determinação do comprimento de onda de micro-ondas. Dois refletores parciais são colocados entre um emissor de micro-ondas e um detector. Variando-se a distância entre os refletores parciais é possível identificar as posições relativas para as quais há interferência construtiva e as posições relativas para as quais há interferência destrutiva. Isso é possível observando a intensidade do sinal no detector. Uma régua permite a medida das posições relativas dos refletores parciais.

 Somente inscritos 

Interferômetro de Michelson

Language: 

pt

Esta simulação permite o estudo do funcionamento do interferômetro de Michelson usado em laboratórios de ensino de física. Com a simulação é possível determinar o comprimento de onda da luz de um Laser (dentre três opções: vermelho, verde e azul), bem como a determinação do índice de refração de um gás dentre quatro opções: ar, cloro, gás carbônico e hidrogênio. Um botão permite visualizar a trajetória da luz no interferômetro.

 Somente inscritos 

Interferômetro de Michelson (Filme)

Language: 

pt

O filme mostra um interferômetro de Michelson produzido pela PHYWE sendo utilizado para a determinação do comprimento de onda da luz de um laser de He-Ne. Os dados necessários para a determinação do comprimento de onda, são informados no filme.

 Somente inscritos 

Ressonância em uma Cavidade com Ar

Language: 

pt

Nesta simulação um alto-falante colocado na boca de um cano produz som com frequência bem definida. A frequência pode ser escolhida no intervalo de 300 Hz à 1000 Hz através de um cursor. Também há a possibilidade de se escolher uma dentre três possibilidades de frequências desconhecidas. Um cursor pode regular o volume do som (intensidade sonora). Um terceiro cursor permite variar a posição de um êmbolo dentro do tubo. Ao variar a posição do êmbolo o som varia de intensidade, chegando a uma intensidade máxima nos pontos para os quais há ressonância. Dependendo da configuração do seu dispositivo (Windows, Linux, Mac, IOS, Android, etc.) a simulação pode ou não produzir som, entretanto, as posições do êmbolo para as quais há ressonância podem ser identificadas observando o decibelímetro virtual (que indica a intensidade sonora) situado à direita.

 Somente inscritos