Voltímetro

 Autores: Me. Giselle dos Santos Castro - Universidade Federal do Ceará - UFC
                  Dr. Nildo Loiola Dias - Universidade Federal do Ceará - UFC

CONTROLES: 

- Escolha um dos 4 circuitos propostos.
- Conecte o cabo preto arrastando a extremidade circular para a entrada apropriada do multímetro e arraste a outra extremidade para um ponto do circuito marcado com uma letra (de A à G).
- Conecte o cabo vermelho arrastando a extremidade circular para a entrada apropriada do multímetro e arraste a outra extremidade para um ponto do circuito marcado com uma letra (de A à G).
- Regule a diferença de potencial da saída da Fonte de Tensão no cursor. Para um ajuste fino da tensão utilize os botões (<) e (>).
- Pressione o ponto amarelo na borda do seletor do multímetro e arreste para a escala apropriada do voltímetro.
- Pressione o botão SUBSTITUIR MULTÍMETRO para obter novo multímetro, caso a imagem do multímetro se apresente embaçada (indicando que o mesmo foi danificado pela utilização inapropriada).

DESCRIÇÃO DA SIMULAÇÃO:

Esta simulação permite estudar o funcionamento da função voltímetro de um multímetro digital. Na simulação somente a função voltímetro está ativa. Um circuito com 4 resistores diferentes em série está ligado à uma fonte de tensão contínua que pode ser regulada de 0 à 650 V. Há 4 opções de circuitos. Todos os circuitos são formados por 4 resistores diferentes em série ligados à fonte de tensão. A diferença entre um circuito e outro está nos valores dos resistores. Os valores dos resistores podem variar (dentro da tolerância de cada resistor) a cada nova reinicialização da simulação. Caso tente medir uma diferença de potencial maior do que permite a escala escolhida, o voltímetro poderá queimar (isso será indicado por uma imagem embaçada do multímetro). Neste caso pressione o botão SUBSTITUIR MULTÍMETRO para obter novo multímetro.

 

Para a análise dos dados consulte um dos ROTEIROS propostos.