Transformações Gasosas

 Autores: Me. Giselle dos Santos Castro - Universidade Federal do Ceará - UFC
                  Dr. Nildo Loiola Dias - Universidade Federal do Ceará - UFC

CONTROLES: 

- Escolha um gás, dentre 4 possibilidades. Ao escolher o gás, uma quantidade fixa do mesmo, nas CNTP, ocupará o cilindro.
- Clique no botão ON/OFF do manômetro para ligá-lo.
- Escolha uma das três opções: Fixar Volume, Fixar Temperatura ou Fixar Pressão.
- Ao fixar uma variável, aparecerão cursores: em vermelho indicando que está fixo ou em verde, disponível para alterações.
- Utilize o controle deslizante em verde para fazer alteração na variável desejada.
- Clique em “Reset” para reiniciar ou escolher outro gás.

DESCRIÇÃO DA SIMULAÇÃO:

Esta simulação representa um cilindro que pode ser preenchido parcialmente com um gás (dentre 4 opções) nas CNTP. Cada gás tem uma quantidade fixa de moles. Um termômetro digital mostra a temperatura em ºC; um manômetro digital mostra a pressão do gás em atm e o volume do gás, em litros, pode ser lido em uma escala na lateral do cilindro. A simulação permite fixar uma das variáveis (Volume, Temperatura ou Pressão) e variar as demais. Ao fixar o volume, a tampa do cilindro trava, a temperatura pode ser alterada e consequentemente a pressão se altera. Ao escolher uma temperatura para o gás, o gás vai aquecendo (ou resfriando) “lentamente” até atingir a temperatura escolhida pelo usuário. Ao fixar a temperatura, o volume pode ser alterado e consequentemente a pressão se altera. A alteração do volume (e da pressão) ocorre devido à colocação de um peso sobre a tampa do cilindro. Ao escolher o volume desejado o peso sobre a tampa do cilindro permanece fixo enquanto o gás evolui para o equilíbrio. Ao fixar a pressão, o usuário pode alterar o volume (e consequentemente a temperatura) ou a temperatura (e consequentemente o volume). Na simulação estão indicados os intervalos de variação do volume, da temperatura e da pressão, programados.

 

Para a análise dos dados consulte um dos ROTEIROS propostos.