Plano Inclinado

 Autores: Me. Giselle dos Santos Castro - Universidade Federal do Ceará - UFC
                  Dr. Nildo Loiola Dias - Universidade Federal do Ceará - UFC

CONTROLES: 

- O cursor Inclinação do Plano permite escolher a inclinação do plano.
- O cursor Massa do bloco permite escolher a massa entre 50 g e 300 g.
- O cursor Atrito estático permite variar o coeficiente de atrito estático entre o bloco e o plano. Quando o coeficiente de atrito estático é zero, o coeficiente de atrito cinético também é zero e não pode ser alterado.
- O cursor Atrito cinético permite variar o coeficiente de atrito cinético entre o bloco e o plano. Este cursor só é visível quando o coeficiente de atrito estático é diferente de zero. O coeficiente de atrito cinético será sempre menor ou igual ao coeficiente de atrito estático, podendo ser escolhido entre zero e este valor máximo.
- Há duas possibilidades de escolha da aceleração da gravidade: Terra ou Planeta X.
- O botão Transferidor permite visualizar um transferidor de modo a possibilitar a medida da inclinação do plano inclinado.
- Há três pares de superfícies com coeficientes de atrito desconhecidos. Ao escolher uma das três opções os cursores para escolha dos coeficientes de atrito deixam de ser visíveis.
- O botão Liberar permite que o bloco fique livre, podendo se movimentar ou não dependendo do coeficiente de atrito e da inclinação do plano. Ao mesmo tempo o cronômetro é acionado.
- O botão Impulso provoca um impulso instantâneo para baixo no bloco sobre o plano inclinado de modo a vencer a força de atrito estático.
- O botão Reiniciar coloca o bloco na posição inicial sobre o plano inclinado.

DESCRIÇÃO DA SIMULAÇÃO:

Essa simulação permite o estudo do movimento de um bloco em um plano inclinado sob diferentes condições. É possível deixar o sistema com a gravidade da Terra ou com a gravidade de um planeta desconhecido. A massa do bloco pode ser alterada, o ângulo de inclinação do plano pode ser regulado, um transferidor permite medir a inclinação do plano inclinado. Os coeficientes de atrito estático e cinéticos podem ser escolhidos ou o usuário pode escolher um par de superfície (dentre três possibilidades) de modo a determinar os coeficientes de atrito. Um cronômetro permite medir o tempo do movimento de descida do bloco. Também é possível determinar a aceleração da gravidade local.

 
Para a análise dos dados consulte um dos ROTEIROS propostos.