Leis de Newton

 Autores: Me. Giselle dos Santos Castro - Universidade Federal do Ceará - UFC
                  Dr. Nildo Loiola Dias - Universidade Federal do Ceará - UFC

CONTROLES: 

- O cursor vermelho permite escolher a massa do bloco vermelho.
- O cursor azul permite escolher a massa do bloco azul.
- Há 4 opções de coeficiente de atrito: uma opção sem atrito e três opções com atrito. As opções com atrito apresentam o coeficiente de atrito estático diferente do coeficiente de atrito cinético.
- Escolha a gravidade local dentre quatro possibilidades (Terra, Lua, Marte e Exoplaneta X).
- O botão VISUALIZAR VETORES permite visualizar os vetores que representam as forças sobre os blocos. Ao ser pressionado aparece um novo botão AMPLIAR VETORES que ao ser pressionado mostra os vetores representados em diferentes escalas.
- O botão LIBERAR permite o movimento dos blocos e ao mesmo tempo aciona o cronômetro.
- O botão REINICIAR coloca os blocos na posição inicial e zera o cronômetro.
- Se o peso do bloco azul não for suficiente para arrastar o bloco vermelho, ao pressionar LIBERAR, o cronômetro dispara e o sistema permanece parado; aparecem 4 botões que permitem alterar as massas de 1 em 1 g.

DESCRIÇÃO DA SIMULAÇÃO:

Esta simulação permite o estudo das leis de Newton utilizando um sistema formado por dois blocos ligados por uma corda de massa desprezível que passa por uma roldana ideal. Um dos blocos se desloca sobre uma superfície horizontal e o outro bloco, ligado ao primeiro por uma corda, se desloca na vertical. Dois cursores permitem variar as massas dos blocos. A gravidade local pode ser escolhida dentre 4 possibilidades. Há 4 opções de coeficiente de atrito: uma opção sem atrito e três opções com atrito. As opções com atrito apresentam o coeficiente de atrito estático diferente do coeficiente de atrito cinético. Um cronômetro permite medir o tempo de movimento e com isso calcular a aceleração do sistema de modo a relacionar com a força resultante. Um botão permite visualizar a representação dos vetores força que atuam nos blocos. A simulação permite: estudar a aceleração em função da massa total do sistema, estudar a aceleração em função da força resultante, determinar a aceleração da gravidade local, determinar os coeficientes de atrito estáticos e cinéticos entre o bloco que se movimenta na horizontal e a superfície horizontal. As medidas de tempo apresentam pequenas flutuações para representar os erros experimentais.

 

Para a análise dos dados consulte um dos ROTEIROS propostos.