Interferômetro de Michelson para

Autores: Me. Giselle dos Santos Castro - Universidade Federal do Ceará - UFC
                  Dr. Nildo Loiola Dias - Universidade Federal do Ceará - UFC

CONTROLES:

- Escolha dentre 5 opções o comprimento de onda da micro-onda a ser estudada.
- Clique em Ligar/Desligar Detetor para ligar e visualizar medidor.
- O controle deslizante do Refletor 1 permite movimentar horizontalmente o refletor da esquerda. Dois botões permitem um controle fino da posição.
- O controle deslizante do Refletor 2 permite movimentar verticalmente o refletor superior. Dois botões permitem um controle fino da posição.
- Clique em MOSTRAR RÉGUA para obter uma régua que pode ser arrastada para a posição desejada. Quando a régua é mostrada surge na tela um botão AMPLIAR para ampliação da régua e dos elementos da simulação. Ao redor do botão AMPLIAR se localizam quatro botões para movimentação do cenário que compõe a simulação.
- Escolha um dos três materiais e a espessura do bloco para colocar um bloco do material escolhido no caminho horizontal do feixe de micro-ondas.

DESCRIÇÃO DA SIMULAÇÃO:

Esta simulação permite o estudo do funcionamento do interferômetro de Michelson em um arranjo experimental para micro-ondas. Com a simulação é possível movimentar dois refletores de micro-ondas e observar as posições para as quais a intensidade no detector atinge valores máximos ou mínimos; com isso é possível determinar o comprimento de onda da radiação de micro-onda em estudo (dentre cinco opções). Também é possível colocar blocos com espessura conhecidas no caminho horizontal do feixe de micro-ondas e determinar o índice de refração para micro-ondas do material escolhido (dentre três opções).

Para a análise dos dados consulte um dos ROTEIROS propostos.