Força Magnética

 Autores: Me. Giselle dos Santos Castro - Universidade Federal do Ceará - UFC
                  Dr. Nildo Loiola Dias - Universidade Federal do Ceará - UFC

CONTROLES: 

- Uma fonte de partículas carregadas pode lançar Elétrons (partículas negativas cuja trajetória é indicada por uma linha vermelha) ou Pósitrons (partículas positivas cuja trajetória é indicada por uma linha verde).
- Um controle deslizante permite variar a velocidade da partícula que é lançada.
- Um controle deslizante permite variar a intensidade do campo magnético B, bem como o sentido do mesmo (considerado perpendicular ao plano da tela). Um fundo na cor rosa indica o sentido do campo magnético para valores positivos e um fundo azul indica o sentido do campo para valores negativos.
- Uma régua, que pode ser deslocada livremente, permite medir o diâmetro das trajetórias.
- O scroll do mouse permite ampliar ou reduzir a imagem da simulação.


DESCRIÇÃO DA SIMULAÇÃO:

Nesta simulação uma partícula com carga negativa (elétron) ou com carga positiva (pósitron) é lançada em uma região onde há um campo magnético (a velocidade de lançamento da partícula é sempre perpendicular ao campo magnético). A trajetória da partícula pode ser visualizada por linhas vermelhas (para elétrons) ou verdes (para pósitrons). A velocidade das partículas pode ser variada no intervalo de 4,2X10^6 m/s à 7,3X10^6 m/s. O campo magnético perpendicular ao plano da figura, pode ser variado de 0 a 2,1 mT em um sentido (fundo rosa) ou no sentido oposto (fundo azul). A ausência de campo magnético é representada por um fundo branco. Uma régua permite medir o diâmetro da trajetória das partículas. As imagens da simulação podem ser ampliadas ou reduzidas, utilizando o scroll do mouse, de modo a facilitar fazer as medidas com a régua. A simulação permite estudar a força magnética sobre uma partícula carregada em função da velocidade da partícula e da intensidade do campo magnético quando a partícula se desloca perpendicularmente ao campo magnético

 

Para a análise dos dados consulte um dos ROTEIROS propostos.